Festival do barco dragão


Festival do barco dragão (mandarim: Duanwu 端午节)
Existem vários mitos sobre a origem deste dia comemorativo, umas delas é devido à morte do poeta Qu Yuan que amava o reino de Chu. Qu Yuan era muito próximo com o rei dava conselhos de forma a ajudar o reino, mas havia pessoas que tinham inveja dele por estar muito próximo e começaram a falar mal dele pelas contas. Um dia o rei decidiu prender o Qu Yuan e deixar de seguir os seus conselhos, o que originou mais tarde a derrota do reino e a morte do rei. Qu Yuan quando soube da notícia ficou muito triste e decidiu suicidar no rio. Os seguidores do Qu Yuan tentaram retirar o seu cadáver do rio, no entanto não conseguiram, propuseram a ideia de atirar comida para o rio com o oobjetivo de matar o desgosto da sua morte, naquele preciso momento só tinham arroz, mas como havia muitos peixes o arroz nunca iria chegar ao fundo do rio. Então decidiram embrulhar o arroz dentro das folhas de bambu antes de tirarem para o rio. O que originou mais tarde o hábito que comerem zongzi e irem até ao rio ver a competição de barcos de dragão no Festival do barco dragão.
As pessoas acreditavam que o quinto mês é um mês de azar. Para se livrar da infelicidade, as pessoas colocavam cálamo, artemísia, flores de romã, ixora chinesa e alho em cima das portas ou usavam acessórios de tigre, pulseira de 5 cores e entre outros que se acredita que lhes podem remover os maus espíritos. nesse mesmo dia é costume de as pessoas irem até ao rio ver a competição de barcos.
 Zongzi (mandarim: 粽子) é um prato típico chines feito com arroz glutinoso, existem várias combinações de recheios existindo a opção de recheio doce ou salgado, o arroz é embrulhado em folha de bambu e depois é cozido a vapor ou cozido.